segunda-feira, 28 de setembro de 2009

HISTÓRIA DA PATINAÇÃO GAÚCHA - 2ª PARTE

SEGUE A HISTÓRIA DA PATINAÇÃO
DEPOIS DO HÓQUEI EM 1964
É A VEZ DA PATINAÇÃO ARTÍSTICA INICIAR SUA ETAPA NAS DEPENDÊNCIAS DO COLÉGIO CHAMPAGNAT

GAROA ESTRAGOU PATIM

Só uma garoa fina, sábado de noite, atrapalhou a apresentação de lançamento da patinação artística em Porto Alegre. Foi na cancha de basquete do Colégio Champagnat, onde um alto-falante anunciava os números que a equipe de quarenta patinadores, treinados pelo Irmão Alexandre Durante, ia apresentando. De inicio tudo ia bem, com perto de quinhentas pessoas vibrando com a movimentação dos patinadores. Mas veio a garoa e o espetáculo teve de parar um tempo.
O alto-falante explica: - "Infelizmente, respeitável público, a pista esta molhada demais e não dá condições de mobilização aos patins. Paramos aqui o espetáculo, mas, semana que vem no próximo sábado - se não chover - apresentaremos todos os números. E com entrada franca".
No Champagnat quem mais vibrava mesmo era o Irmão Alexandre. Os quarenta alunos treinados por ele e mais quatro professores, tinham apenas dois meses de pratica nos patins , mas já mostravam uma grande segurança. E a alegria era grande porque - com o lançamento da patinação artística - Irmão Alexandre r
ecordava 1964, quando lançou o jogo do Hóquei sobre patins em Porto Alegre.
Pena foi a garoa interromper a festa. Dos dezesseis números especialmente ensaiados - D
esfile das apresentações; Cômica; Pétalas Dançantes; Atletismo (sem patins) pelos alunos do colégio; Danúbio Azul; Evolução; Tema de Lara; Atletismo, agora pelo união; Borboleta Dançante; Malabarismo; Frevo; Apolo e os Lunáticos  segundo Atletismo do União; Tico-Tico no Fubá; Apoteose; Hóquei; nem todos foram apresentados. Mas deu para divertir.

E mesmo quando o palhaço Sérgio perdeu as rodas dianteiras do patins esquerdo, o irmão Alexandre esta vibrando;
- "A gente conseguiu um milagre. Realmente, foi um milagre botar essa gurizada na pista".
No fim a garoa passou e o que atraiu mesmo o publico foi a partida de hóquei. Que terminou com a promessa de uma ainda mais sensacional, quando na próxima semana o Champagnat vai enfrentar o Colégio Rosário.
Os quarenta patinadores estavam prontos para as evoluções no Colégio Champagnat e quem vibrava era o Irmão Alexandre Durante o treinador. Uma garoa impediu a realização da festa sobre patins, mas saiu uma partida de hóquei. No próximo sábado os evolucionistas voltarão para dar o show.

PATINAÇÃO ARTÍSTICA NOS 65 ANOS DO COLÉGIO ROSÁRIO - (6/10/1969)

A patinação, como jogo de hóquei, começou em 1963 no Colégio Champagnat. Depois, numa viagem da equipe a Erechim  em 64, foi lançada também lá. Mas, somente a partir do início deste ano. foi que surgiu, a partir do jogo, a patinação artística. Agora, os 50 patinadores do Champagnat estarão se apresentação durante as comemorações dos 65 anos do Colégio Rosário.
O Irmão Alexandre Durante é o diretor do “Show de Patinação Artística”. Juntamente com a professora Iraci Rotta, é encarregado  também, da coreografia. Mas, para ser completa e perfeita a apresentação, existem mais dois professores: Osvaldo Casagrande, de Patinação e Leda Reginatto, de Ginástica para Patinação.
A maioria dos rapazes que participa do "show" joga hóquei e as garotas, que treinam há quatro meses, são suas irmãs ou amigas. O ringue de patinação do Champagnat funciona normalmente aos sábados e domingos á tarde e, segundo o Irmão Alexandre, quem começa a patinar não para mais. “A patinação fanatiza"  É de se lamentar que nenhum Clube de Porto Alegre pratique este esporte sadio, fabuloso”. Ontem à tarde, na pista armada no ginásio de esportes do Colégio Rosário, foi feito o último ensaio-treino. Com uma música de fundo e a pista toda branca de gesso, que impede derrapagem nas curvas, ficou quase pronto o programa do “show”. São 20 números, entre danças de conjunto, solos e atletismo. O atletismo geralmente prepara os patinadores para um número mais cansativo. A música de fundo mais usada é a valsa Rosas do Sul; valsa dos Patinadores; Vinho, Mulheres e Musica; Danúbio Azul; tema de Lara; Tico´Tico no Fubá; Ogunhê são alguns dos números. Além dos discos, o conjunto arrasadores está na parte musical. Finalmente quem quiser ver o “Show de Patinação Artística” é  se dirigir ao Colégio Rosário às 20h de amanhã e quarta-feira próxima.

Nenhum comentário: